OITO EM CADA DEZ BRASILEIROS POSSUEM INTERESSE EM PRODUZIR A PRÓPRIA ELETRICIDADE DE FORMA AUTOSSUFICIENTE

Por Portal Solar

A alta no preço da energia elétrica nos últimos anos levou a população brasileira a procurar por outros tipos de energia, especialmente a solar, uma energia limpa e sustentável. O setor de energia solar teve um crescimento de 300% no ano de 2016 comparado com o ano 2015. Para 2017, o mercado continua crescendo e possui grandes expectativas.

 

 

O Greenpeace afirmou em estudos que 80% dos brasileiros sabem que podem gerar sua própria energia solar e 72% estaria disposto a fazer a instalação das placas solares em suas residências. O que mais motiva os brasileiros a aderirem esse tipo de energia é a possibilidade de reduzir os gastos com altas contas de luz. A média nacional do aumento da conta de luz em 2015 foi de 50%, já em 2016 foi de 30%. Para os brasileiros, o acréscimo nos valores renderam mudanças significativas no orçamento.

 

 

Inicialmente o custo para gerar a própria energia solar em casa chega a ser um pouco alto, no entanto, em alguns anos o valor investido passa a ser pago pela economia que é gerada. Entretanto, para viabilizar a energia solar e torná-la mais popular no Brasil, alguns esforços precisam continuar sendo feitos, como por exemplo, o governo financiar mais projetos que incentivem o uso energia solar e os bancos privados criando novas linhas de financiamento para energia solar.

Com avanço das tecnologias envolvendo energias renováveis, como a energia solar e a energia eólica, as pessoas podem ter independência na produção de eletricidade, ou seja, qualquer pessoa pode produzir energia renovável através de um sistema que gera energia solar! Contudo, gerar a própria energia requer alguns pequenos ajustes no sistema de abastecimento, é preciso seguir alguns passos importantes para produzir energia limpa, isso inclui conectar o sistema a uma rede de distribuição de energia. O processo é regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo assim, é preciso contratar um profissional especializado em instalações de sistemas fotovoltaicos. Os interessados devem procurar empresas de energia solar que vendem os equipamentos geradores de energia renovável, pois a própria empresa fará toda a papelada de conexão na rede garantindo que o gerador seja homologado pela distribuidora de energia local.

 

 

A maioria das pessoas que aderiram ao sistema de energia solar fazem uso para consumo próprio, gerando energia solar fotovoltaica para reduzir seus gastos com energia elétrica e consequentemente contribuir com o meio ambiente. Além das residências, aproximadamente 15% dos projetos para geração de energia solar no Brasil são realizados em prédios comerciais, como farmácias, supermercados e postos de gasolina. Este tipo de tecnologia tende a ficar cada vez mais acessível com o passar do tempo.

 

Fonte: portalsolar.com.br